quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Depois do turno de 10h, sabe bem pensar que amanhã é quinta.

Ainda não tinha vindo aqui falar acerca do meu estágio, o melhor de sempre. Estou no centro de saúde, que é tudo menos "parado", como anteriormente julgava que seria.
Estou mesmo a adorar e, finalmente, sinto-me bem e integrada numa equipa. Assim dá-nos um gosto tão maior de vir trabalhar. A semana continua a custar, os dias são longos, as viagens para cá e para lá continuam a ser tão desgastantes como no primeiro dia. Mas a gratidão que se sente no final do dia, é inexplicável. Os utentes são, no geral, pessoas fantásticas, super afáveis e que só precisam de um pouco mais de afeto, que também tentamos transmitir, na medida do possível. E tenho-me sentido tão realizada.
Ainda hoje, depois de um dia exaustivo e pouco tempo antes de sair, levei com o abraço carinhoso de uma menina de 4 anos. Depois de lhe ter sido administrada uma vacina e de ter chorado um bocadinho, pediu-me que lhe lê-se uma história. Foi tão bom!
E neste serviço sinto que não somos "só" enfermeiros, somos enfermeiros com "E" grande que fazem a diferença e que desempenham papel de médico, de dentista, de optometrista, de psicólogo... e as pessoas, aos poucos, vão começando a reconhecer o nosso trabalho.
Mas hoje já é quarta e eu estou mesmo ansiosa para que o resto da semana passe e eu volte rápido para junto dos meus. Esta semana estou cá sozinha, o que dificulta ainda mais a passagem do tempo. Mas tudo se faz, tudo se consegue. Que sejamos sempre felizes.

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Mente atribulada, podes dar-me um descanso este ano.

É o primeiro dia de um novo ano. E começou de forma tão boa, tão aconchegante e tão divertida - começou em família (a melhor do mundo). Dançamos imenso, cantamos, abraçamo-nos e fomos genuinamente felizes. Como somos sempre que estamos juntos. Mas confesso que estávamos a precisar desta lufada de ar fresco e de boa disposição. 
No entanto, como se fizesse falta alguma, comecei a sentir-me ansiosa novamente. Fico frustrada e triste comigo mesma porque, num momento tão bom como este, não sou capaz de ser forte o suficiente para combater o que me está a magoar por dentro. Sou eu e esta minha vontade enorme de não sair da cama, de fazer suposições e de passar horas a pensar naquilo que nem aconteceu ainda. São as saudades do que já partiu e daquilo que nunca foi. Sinto-me tão bipolar. Estou ótima num instante mas, depois, fico num estado péssimo. E o pior é que tenho noção de tudo isso e sei que não deveria ser assim... não queria ser assim. Tenho tantos medos, tantos receios. E todos temos, eu sei. Mas, às vezes, eu não sou capaz de os fechar numa caixa e sair à rua sem eles. Não sei escondê-los, não pensar neles. Não sei adaptar-me a eles ou estar bem com eles. Insisto em levá-los comigo para todo o lado. Por isso, queria muito que este ano fosse diferente.

Que seja uma mensagem para a vida.

Um novo ano se avizinha e, com ele, novas promessas. Habituamo-nos a depositar a esperança em volta dos primeiros dias do ano, esquecendo-nos que ela também faz falta nos restantes dias. Criamos novos desejos, especulamos novas perspetivas e, depois dos primeiros dias passarem, tudo isso se varre, da mesma forma que o vento frio de inverno leva as folhas para longe. Eu compreendo que este seja um momento de começos, mas não compreendo que não seja tempo de recomeços. Fizemos tanta coisa bem no passado. Devíamos levar isso connosco para a vida, e não só para o ano novo. Amanhã começa um novo ano, mas o dia de amanhã não deixa de ser isso mesmo: um novo amanhã, assim como depois de amanhã e depois e depois. Por isso, se é para valer a pena, façam-no sempre. Comecem sempre que quiserem e voltem atrás quando for necessário. Os desejos de ano novo só se concretizam quando a cabeça leva a cabo as experiências do ano que passou. Sejam sempre felizes e transformem as coisas menos boas num futuro melhor. 

Ele é a minha casa.

Que difícil é termos de nos despedir da pessoa que nos faz acordar com mais força todas as manhãs. Cada vez mais tenho a certeza de que é...