quarta-feira, 15 de novembro de 2017

O mundo aos olhos dos outros.

Um dia, perdida a percorrer uma das autoestradas que liga Portugal de lés a lés, parei um pouco para pensar. Aquelas pessoas, que entravam no mesmo autocarro do que eu, com o mesmo destino e que se sentavam em lugares perto do meu têm, assim como eu, as suas vidas, os seus motivos, as suas circunstâncias. Como é que podemos julgar tanto aquilo que desconhecemos? Comecei a refletir e pensei "será que alguém está numa situação semelhante à minha, que o obriga a ter de fazer todas estas viagens por semana para ser capaz de conciliar tudo?" "talvez estejam numa situação pior", pensei.
A verdade é que nós sempre vemos o exterior de cada um, e achamo-nos no direito de julgar o que possa vir estar a acontecer no seu interior, sem sequer conhecer parte dele. As pessoas trazem consigo uma história. Uma vida coberta de memórias, de vivências, de experiências únicas que as faz ser, agir e reagir de forma, também, única. Gostava que o mundo fosse menos crítico, e mais acolhedor. Ninguém sabe o que está por trás das portas de cada um. Ninguém imagina o sofrimento, a angústia e o medo que o outro pode estar a sentir quando está rodeado de nada. É que, quando estamos sozinhos, no nosso canto, as coisas mudam de figura. Podemos chorar, podemos ser o que quisermos porque ninguém nos ouve, ninguém nos vê, ninguém nos julga. Escondemos aquilo que sentimos perante a sociedade porque, no fundo, sabemos que o vão interpretar de forma diferente. E isso está tão errado. É injusto que o mundo não possa ser visto com os mesmos olhos por todos nós. Hoje espero que faças a diferença. Espero que, antes de dizeres aquilo que te vai na alma, pares um pouco para pensar nos motivos dos outros. Não te esqueças que o teu 8 pode ser o 80 do outro. E não te esqueças também que, às vezes, um abraço faz a diferença. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ele é a minha casa.

Que difícil é termos de nos despedir da pessoa que nos faz acordar com mais força todas as manhãs. Cada vez mais tenho a certeza de que é...